terça-feira, 19 de julho de 2011

Roma - 20 coisas que você deve ver durante uma visita a Roma

É difícil falar de Roma, em poucas palavras. Em cada rua, cada esquina, cada monumento conta a sua longa história. A capital de Roma, os gladiadores de Roma, a Roma dos saques e destruição, mas também a Roma romântica que permite que você se apaixone por uma simples Vespa à noite. Hoje, Roma é também a cidade que nunca pára, e a alimentação é bem mais cara que Napoles. Apesar disso, a Capital da Itália é um destino turístico belíssimo, como poucas cidades no mundo. Aqui estão as 20 coisas para não perder em Roma, para respirar um pouco "do passado e o encanto de uma cidade que certamente irá voltar para visitar. E pensar que tudo nasce de um pequeno povoado de pastores, sobre o monte Palatino, e uma loba que amamentou seus dois filhos Romulo e Remo como filhotes de cachorro.
Para visitar Roma, uma dica é comprar o Roma Pass ou o Roma Pass Plus.
Veja como funciona e aonde é aceito clicando aqui.
  1-Coliseu

Aberto como o Anfiteatro Flaviano, foi chamado de Coliseu em um momento posterior, porque a estátua conhecido como o "Colosso do Deus Sol", está próximo, e que tinha a aparência de Nero. Os romanos se deleitavam em ver aqui, as lutas entre gladiadores e animais selvagens, ou para simulações de batalhas navais. A construção do Coliseu foi encomendada pelo imperador Vespasiano que a começou e continuou por muitos anos. Tito, o filho e sucessor de Vespasiano, acrescentou duas fileiras de assentos com a estrutura desejada pelo pai e para celebrar o trabalho, convocou cem dias de jogos. O Coliseu é hoje um dos mais importantes e representativos monumento da cidade, o que impõe a sua presença majestosa no centro da cidade. Perto do Anfiteatro é fácil de encontrar os "Centurion", personagens fofinhos vestidos com o traje típico dos soldados romanos. Mesmo sem conhecer a história e arquitetura, todos são fascinados pelo monumento pelo qual Roma é conhecida em todo o mundo. Observar o Coliseu a noite com as luzes acesas, é realmente indescritível!

Informações para a visita ao Coliseu
Quando: 26 de outubro até 15 de fevereiro de 2009 8:30-16:30, a partir de 16 fevereiro - 15 março 8,30-17,00 16-29 março 8,30-17,30, a partir de 30 março - 31 agosto 8:30-19:15; a partir de 1 setembro - 30 setembro a outubro de 8.30 19,00 1-25 8,30-18,30
Nunca: 01 de janeiro, 01 de maio, 25 de Dezembro, Sexta-feira Santa
Quanto: Adultos 9 €, reduziu 4,50 €
Como: Metro linha B parar Coliseum, com o onibus n º 60 - 75-85 - 87 - 117-271 - 571-175 to 186-810 - 850 - C3 ou de elétrico n º 3 

 
2- Arco de Constantino

Situado entre o Coliseu e o Palatino, foi construído para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 d.C.

3-Palatino

Uma das sete colinas de Roma, é uma das partes mais antigas da cidade.

Segundo a lenda, Roma teve origem exatamente nessa colina.

O Palatino foi escolhido pelos imperadores para construir seus castelos e pelos aristocratas também.
Há mais ou menos um ano foi aberta para visitação parte da casa do Imperador Augusto (primeiro imperador de Roma). O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Fórum Romano e Coliseu também.

4- Fórum Romano

O Fórum Romano ( Foro Romano ) era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde  ficava o coração comunal. Originalmente ele tinha sido construído em terreno pantanoso, que foi drenado por Tarquínio com a Cloaca Máxima. Seu pavimento final de travertino, ainda dá para ser visto, data do reinado de Augusto.
Quem tiver mais curiosidade procure no You Tube um vídeo com a Reconstrução do Forúm Romana ( Foro Romano ), é simplesmente espetacular !
Preço: O ingresso custa cerca de 11 euros e inclui a visita ao Coliseu e Palatino também.

5-Fórum e Mercado de Trajano

Foi o último (cronologicamente) dos fóruns imperiais da Roma Antiga. O Mercado de Trajano é considerado o primeiro shopping center da história.
Fecha às segundas-feiras.

6-Circo Máximo
 ( simulação de como era na época em que foi construído )
Era uma arena muito antiga usada para jogos e entretenimento pelos reis etruscos. Depois do século II a.C., começou a ser utilizada também para festivais, corridas de bigas, batalhas navais, combates entre gladiadores, entre animais, martírios de cristãos e chegou a ter capacidade para até 250.000 espectadores.

Hoje não existe mais quase nada do antigo Circo Máximo, somente poucas ruínas.
O espaço é utilizado para shows e comícios. Eu tive a oportunidade de estar lá na Vigília para a Beatificação do Papa João Paulo II.

7-Termas de Caracala

As Termas de Caracala foram construídas entre 212 e 217, durante o governo do imperador romano Caracala, e são um perfeito exemplo das grandes termas imperiais. Grande parte de sua estrutura ainda se encontra conservada, sem a interferência de edifícios modernos.
Polêmio Sílvio, no século V, citava-as como uma das sete maravilhas de Roma, famosas pela riqueza de sua decoração e das obras que continha.
As Termas de Caracala podiam acolher mais de 1.500 pessoas num edifício que media 337 por 328 metros, sendo somente a parte central de 220 por 114 metros


8-Pantheon

                       
O Pantheon Romano é o primeiro edifício de culto que quebra as barreiras entre o sagrado e o profano. É um templo dedicado a todos os deuses romanos, que mais tarde se tornou uma igreja católica, hoje se encontram enterradas diversas personalidades ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita
Informações para visitas ao Pantheon
Quando: Segunda a sexta-feira 8,30-18,30, domingos 9,00-18,00, nos feriados 9,00-13,30
Quanto: Entrada gratuita
Como: Escadaria Spagna, a pé ao longo da Via del Corso.
 

9-Fontana di Trevi


 Se você estiver em Roma, e pretende voltar, então não hesite em jogar uma moeda na Fontana di Trevi para satisfazer seu desejo. Projetado pelo arquiteto Nicola Salvi, recebe água da Fonte do aqueduto Vergine do tempo de Augusto. Tema central é o mar, e o classicismo barroco encontra-se em perfeita harmonia. A Fontana de Trevi foi set de filmagem, a cena de manifestações e palco para grandes festas. Uma coisa é clara: somente Anita Ekberg em "La dolce vita", pôde se dar ao luxo de tomar banho na fonte. A beleza do edifício realmente te deixa sem fôlego por sua grandeza, e segundo rumores, foi feito simplesmente por despeito. No lado direito da Fonte de Trevi é um vaso de travertino, conhecido como "Ace of Cups", que segundo a lenda foi colocado lá por Salvi para cobrir a vista da loja de um barbeiro que sempre criticou o trabalho do arquiteto.

Como: Com a linha de metro. A parada na estação Spagna ou Barberini e dando dois passos a pé.
 
 
10- Trastevere e Isola Tiberina


O Trastevere é histórico 'dos ​​mais característicos da cidade,  com suas ruas estreitas cobertas com pedras de pavimentação , pelas casas medievais com pequenas varandas que pendem das vinhas. Durante o período imperial o bairro era povoado pela aristocracia. Durante a Idade Média, no entanto, Trastevere foi apresentado como um labirinto de ruas estreitas e sujas e abandonado devido à sua forma, pois as ruas estreitas do bairro não permitiram a passagem dos vagões. Hoje é um dos lugares favoritos da vida noturna de Roma: a noite está cheia de jovens que se reúnem na Piazza Trilussa .

A Ilha Tiberina possui forma de barca e é localizada bem no meio do rio Tibre (Tevere), no centro de Roma.
No verão, tanto na ilha como nas beiras do rio, são montados vários bares que são muito frequentados por romanos e turistas.  Veja também o Post sobre Aonde comer em Roma ( Tem o bar Vanity Skyy Bar– com uma vista espetacular ).

11-Basilica di San Giovanni in Laterano

Basílica de São João de Latrão em português, é a catedral do Bispo de Roma, ou seja, o Papa.

Seu nome oficial é Archibasilica Sanctissimi Salvatoris (Arquibasílica do Santíssimo Salvador) e é considerada a “mãe” de todas as igrejas do mundo.

Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro.

O Obelisco Laterano que se encontra na praça (na parte de trás da igreja) foi construído na época dos faraós Tutmósis III e Tutmósis IV (Século XV a.C.) e é proveniente do templo de Amon em Tebas (Egipto). Foi transportado para Roma pelo imperador Constantino II em 357.

12- Monumento Vittorio Emanuelle II  ( Vittoriano )



Monumento construído em homenagem a todos os soldados que foram a Primeira Guerra Mundial. Na parte superior do monumento se encontra o Museo Centrale del Risorgimento, onde podemos encontrar muitas coisas sobre Giuseppe Garibaldi. Pra quem tem disposição, são 196 degraus ! Para quem não tem tanta disposição assim é melhor subir pelo elevador, situado na parte de trás do monumento ( custa 7 euros )  Fecha às segundas-feiras.

13- Castel Sant’Angelo

Também conhecido como Mausoléu de Adriano, foi inicialmente encomendado pelo imperador romano Adriano como um mausoléu para si e sua família. O prédio foi usado mais tarde pelos papas como uma fortaleza e castelo, e é agora um museu. Ele ainda fornece uma abordagem cênica do centro de Roma e da margem direita do Tibre, e é conhecido pelas estátuas barrocas de anjos segurando no alto elementos da Paixão de Cristo. O Papa Nicolau III conectou o castelo à  Basílica di San Pietro por um corredor coberto fortificado, chamada Passetto di Borgo.
E toma de mais degraus pela frente!!! Seu interior não é lá tão impressionante, mas a vista do terraço é maravilhosa !!! ( Rio Tibre e Cidade do Vaticano )
 Fique atento !  O Castel Sant'Angelo fecha às segundas-feiras. 

14- Campidoglio

O monte capitolino é uma das sete colinas de Roma e é onde se situa a sede oficial do prefeito da cidade.

A praça foi modificada diversas vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo em 1536.

O artista queria que a principal atração da praça fosse o monumento equestre ao imperador Marco Aurélio (a estátua original se encontra nos Museus Capitolinos).
Não perca !!!  Na parte de trás do Campidoglio é possível ver e tirar fotos belíssimas do Fórum Romano. Ao lado da praça se encontra a igreja Santa Maria in Aracoeli, onde Santa Helena, mãe do imperador Constantino, está sepultada.

15- Piazza Navona

Esta belíssima praça nos tempos da antiga Roma era o Estádio de Domiciano. Além disso, bem ao centro da praça está a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) e, ao lado, existem vários artistas que expõem e vendem seus trabalhos.
Nesta praça encontramos um restaurante que serve um calzone maravilhoso e gigantesco !!!  Outra dica mais descontraída é fazer uma caricatura... tem oferta de vários estilos e preços !

16-Bocca della Verità

É uma máscara de mármore com a boca aberta que fica no vestíbulo da igreja

17-Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna, é um dos mais deslumbrantes locais da cidade de Roma.
Ponto de encontro diurno e noturno de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental em três seções, seguida na seção central por outras escadas que sobem nas laterais e levam à igreja de Trinità dei Monti. A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VIII encargasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo.


18- Piazza del Popolo


A Piazza del Popolo é uma das célebres praças de Roma.
Abriga três igrejas: Santa Maria del Popolo, ao lado da Porta del Popolo bem onde Nero morreu e foi sepultado, e as gêmeas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli ao lado oposto da praça.

Possui duas fontes: Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro.

E no centro o Obelisco Flaminio, trazido do Egito para Roma pelo imperador Otaviano Augusto, circundado por 4 leões de mármore, colocados alí posteriormente.
Atualmente, a Piazza del Popolo é uma ampla zona pedonal e local de eventos públicos, palco de grandes manifestações, e eventos importantes para a cidade.

19- Villa Borghese

Situado na colina Pinciana, é o terceiro maior parque da cidade com 80 hectares. Nos finais de semana torna-se um ponto de encontro para os romanos, onde podemos encontrar várias opções de lazer.

Era a casa de recreio que o Cardeal Scipione Borghese mandou construir na periferia de Roma e onde reuniu a sua coleção de obras de arte (Galleria Borghese que abriga obras de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Tiziano, etc.).
20- Vaticano - Basílica de São Pedro, Tumbas dos Papas, Museus


Vale a pena entrar em cada uma delas e descobrir os seus segredos e historias.

A basílica, as tumbas e a cúpula é possível visitar em um dia só. Para visitar os museus, onde está a famosa Capela Sistina, você precisa de, no mínimo, 3 horas (sem contar o tempo que se perde na fila, que em alta temporada é enorme). Para evitar filas, você pode comprar o ingresso via internet .O Museu fecha aos domingos, porém todo o último domingo de cada mês ele abre gratuitamente. Dia 27 de setembro (Dia Mundial do Turismo) a entrada também é gratuita. O Roma Pass não vale para o Museu Vaticano.
 
Santa Maria in Cosmedin.

Na Idade Média era usada pelos maridos para saberem se suas esposas lhes eram fiéis ou não. Eles levavam suas respectivas mulheres até a Boca da Verdade e as obrigavam a colocarem suas mãos dentro dela, se tivessem sido infiéis, diz a lenda, a boca se fecharia decepando as suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets