sexta-feira, 20 de abril de 2012

China Dicas de Viagem - Táxis




Pegar um táxi pode ser uma experiência de tirar o fôlego, mas não se assuste, você vai se acostumar com isso! Os táxis são um método barato de ir de um lado a outro da cidade quando não está com um chinês nativo ou  confiante suficiente para pegar um ônibus ou metrô. 



Sempre entre e saia de um táxi pelo lado do meio-fio . Depois de sair, sempre olhe em todas as direções! Motos e bicicletas se misturam a pedestres nas calçadas em todas as direções.

Falando de Shanghai , os táxis em geral, muito bons . Tente pegar sempre o azul, turquesa Blue'ish, ou Ouro e Branco, estes são os melhores. Estes quatro são as principais empresas de táxi e geralmente são reconhecidos pela sua pintura de cor única. Os outros são OK, apenas mais velhos e com uma direção mais dura e podem ter medidores defeituosos. 

Assuma sempre que nenhum taxista fala inglês ou qualquer outra lingua!
Ao sair do hotel, lembre-se sempre de levar o cartão do hotel, escrito em chinês, o que irá ajudá-lo a retornar, se você se perder andando pela cidade. ( o que não é difícil ... )

Em todos os táxis  você vai ver o nome e número do motorista presos no vidro da frente ( assim como aqui no Brasil ) . Se você tiver qualquer problema, ou se você acha que tem sido sobretarifado etc, basta levar este número do taxi, e fazer uma grande confusão, e, em seguida, o motorista deve tentar fazer um acordo e corrigir qualquer problema que você tenha. Ainda assim, é melhor levar o recibo. O recibo tem todos os detalhes da viagem, como horário de entrada, de saída, quilometragem, valor e também,  você pode telefonar para a empresa de táxi se você quiser ir mais longe ou se você deixou algo no táxi.

As autoridades leva muito a sério a exploração de motoristas em todas as cidades - Pequim e Xian especialmente. Se você reclamar eles vão perder a licença. Esta é a subsistência deles, até agora eu não vi um condutor em 5 vezes que não recuou, e concordou um preço para a viagem ou resolveu o problema.

Em Shanghai é uma prática comum as tarifas de táxi a aumentarem após as 23:00.




Na China, a maioria dos táxis são divididos ao meio por uma grade. Os motoristas afirmam ser uma medida de segurança para evitar assaltos, mas, muitas vezes, quem leva dinheiro que não deve são eles. Se você andar de táxi na China, nunca pague com notas de valor muito alto. Alguns taxistas pegam o dinheiro e, em movimentos praticamente imperceptíveis, trocam a nota verdadeira por uma falsa. Assim que fazem a substituição, informam ao passageiro que a nota é falsa, o que obriga o cliente a dar uma nova nota. Fique de olhooo!!



 Outra opção, se o destino for pertinho é uma boa pedida é pegar esse "taxi" de bicicleta, é bem baratinho, porém lento... vale pelo passeio !! 

China Dicas de Viagem - A Comida




Tá, eu não sou a pessoa mais indicada pra falar de comida porque, confesso, sou fresca pra caramba. 

Nada de frutos do mar, verduras, comidas estranhas e etc..
Pra quem gosta a variedade é imensa. Lá na China, nada é disperdiçado. Até sargaço do mar eles comem. 

( Jacarés vivos )



( Depois que você escolhe... )

Na maioria dos bons restaurantes você terá que escolher o que você come ainda vivo ( no caso de peixes e etc ) . Não tem cardápio escrito, o cardápio é ao vivo e a cores, por um lado isso é bom, mas por outro você pode não reconhecer o que você está querendo comer ou o que é servido pra você.

  
Leve sempre uma barra de chocolate ou de cereais, o que irá mantê-lo alimentado até você achar alguma comida você pode reconhecer. Beba água engarrafada ou fervida, a água da torneira não é segura para beber. 



Os hábitos alimentares não são nada "normais" para nós brasileiros. A maioria dos chineses tem o hábito fazer barulho enquanto comem ( tipo seu avô "chupando" a sopa na colher )  e se for uma celebração então, pode ser extremamente barulhento!


Os alimentos tendem a ir em todas as direções, não se assuste, faz parte da China.  Não desanime ao ver os chineses cuspindo em seus pratos. Este é um método normal de descarte ossos e cartilagens. Eles usam o potinho para "apoiar" a comida, já que ninguém faz um "prato" ( todo mundo se serve na mesa giratória na maioria daz vezes com o haxi ) e o prato mesmo é apenas para descarte dos restos. ( Tipo nojento de ver!!! )




As pessoas também fumam à mesa enquanto todo mundo está comendo, por isso alguns restaurantes ficam muito cheios de fumaça.


Se você ficar sozinho e tiver que pedir a sua própria comida, isso pode se tornar um pesadelo!!! Como a maioria dos menus estão em chinês, pra facilitar, basta olhar para a mesa ao seu lado, e apontar para o prato que você gosta e perguntar quanto é. Este sistema funciona muito bem e ninguém parece se importar. Se bem que é difícil você saber o que é a comida.


Eu tenho um menu básico que eu sempre peço... "MIFAN" é arroz, "MIENXIE" 麵食 é macarrão, "XIE" é frango ( gente to escrevendo como se fala tá.. rs )  "XUEI" é água, e importantíssimo "PIND" 冰, que significa GELADO!!! se você não pedir PIND vai receber água quente, suco quente ( mas não é ao natural não, é quente merrrrrrmoooo!! ), "COLA" é Coca-COla.




Evite comer na rua em barraquinhas, porque o tempero de Vitamina S ( de Sujeira ) é muito forte!!  Os chineses não prezam pelo asseio.

  
 Fora as delicinhas em conserva que eles servem: lagartixa, escorpião, cobra, barata, testículos...  



Uma bebida muito famosa por lá chama-se Moutai, que é uma cachaça de arroz com teor alcoólico altíssimo. Uma garrafinha desce rasgando seu esôfago e seu bolso !!! Aqui no Brasil em restaurantes ela pode custar até R$1.000,00. Enquanto lá na China você pode comprá-la em supermercados por US$ 80,00.


 Um doce muito comum aqui na China é o doce de feijão. É uma espécie de gelatina com grãos de feijão dentro ou tipo um "tutu" .( com o feijão batido - na foto as gelatinas pretas ) . Eles não são servidos geladinhos como a nossa gelatina.




Sempre pergunte se a comida é apimentada, pois até mesmo um inocente Nugget no KFC ou mesmo um CHicken MC Nugget no McDonalds pode se tornar um pesadelo pra quem não gosta de pimenta como eu!

Caso você queira experimentar comidas exóticas, a CHina é o paraíso. Vai desde polvo vivo a bicho-da-seda, escorpião e etc... Peça para ir no mercado municipal, lá você sempre vai encontrar as coisas mais esquisitas do mundo oriental.

Dicas de Viagem China - Sanitários


Primeira Dica e Mais Importante:

• Seja esperto, Nunca espere um banheiro 100% limpo, nem nos hotéis, restaurantes, empresas, muito menos na rua !!!

• Esteja preparado:  Leve algum papel higiênico com você.  Eu adoro e levo sempre no bolso do meu casaco aqueles lençinhos da Kleenex... são super úteis. 

 Squat toilet

• Você pode ter que usar um Squat Toilet ( tá bom, não sei como é o nome disso, mas lá chamam assim), e agora você já está sabendo, quando tiver que usar não vai ser mais um choque como foi a minha primeira vez.



 Se você não sabe como usar um toalete squat como eu não sabia, tente a seguinte experiência em casa: Segure uma toalha ou bolsa, ou qualquer coisa que você queira, abaixe o corpo em uma posição de agachamento, mas abaixe mesmo, ou irá fazer xixi nos seus próprios pés. Agora veja se você ficar nesta posição por pelo menos 1 minuto. Se você cair para trás ou não conseguir se levantar, o toalete squat pode ser um problema para você! Pratique, você agradecerá por isso!

• Se você achar um banheiro limpo, vai ... mesmo sem vontade, pois este pode ser o único banheiro limpo em quilometros!!!


• Há muitos banheiros públicos em torno das cidades, geralmente os que pagam são OK, (RMB 1 - 0,5), os outros, fique longe se puder. Andando pela cidade você vai notá-los, ou melhor, sentí-los !! rs


• Esteja avisado que as áreas públicas, como estações de ônibus e trem são geralmente o que classifico como "banheiros difíceis", porém se você tem que ir, não tem jeito se benze e vai!

Uma das melhores dicas que é use os sanitários do lobby de hoteis, que são em toda parte e estão sempre limpos. Ainda que nem sempre tenha papel higiênico. Mas pra isso você, esperto, já leu estas dicas, e tem sempre um papelzinho amigo no bolso!!

Tá booomm gente, não quero assustar. mais depois de 5 visitas à China mais leitura de vários blogs, este é um tema que muitas vezes não é mencionado, mas é muito importante para todos nós. Pelo menos, se eu tivesse lido sobre isso da primeira vez que eu fui, teria me livrado de muitos apertos, mas também não teria dado tantas risadas!!

Assim, fora das principais cidades pode ser difícil. Mas a maior parte do tempo, nas grandes cidades,  tudo vai ficar bem. Visitando algumas fábricas eu tive muitos problemas, mesmo depois da primeira vez que estava na China. Mesmo que você esteja super-preparado, os banheiros nas pequenas cidades, vilas e aldeias podem ser assustadores.

Tem coisas lá que não dá pra entender. Por exemplo: minha empresa é uma multinacional, o escritorio é lindo, de andar inteiro, porém fui usar o banheiro e notei que não havia papel ( mas havia privada ocidental ). Saquei do bolso o meu lencinho Kleenex e depois quando lavei as mãos percebi que na entrada do banheiro, havia um compartimento de papel higiênico. Então eu tinha que, antes de entrar, pegar o papel do lado de fora. Tá tudo bem, tem papel... mas peraí... e se me desse uma ziquezira e eu precisasse de mais??? Como é que eu ia fazer??? 

Graças a Deus não precisei testar minha criatividade com isso... Alguma sugestão de como faria??? rs

Ufa, salvei sua vida ne?? 

Dicas de viagem da China e Truques



Mais do que dicas de viagem, este post é sobre técnicas de sobrevivência e vai ajudá-los a tornar a sua viagem para a China mais fácil. Assim, você será capaz de experimentar a verdadeira China com um pouquinho menos de estresse.

A China é um país estranho que precisa ser respeitado. Suas maiores cidades são: Pequim , Xangai e Xian e cada uma têm sua própria personalidade.

Algumas situações complexas que você acha que seria um desastre pode vir a ser bem simples em contrapartida, as mais simples das tarefas podem vir a ser uma grande calamidade.

A primeira coisa a se dizer para alguém que quer visitar a China: É preciso ter uma mente aberta quando se viaja pra lá e muita paciência.

É um lugar com milhares de anos de história e cultura que está tentando ( durante a noite, alí, na encolha.... ) se adaptar às formas ocidentais de vida.

Listei nos próximos posts algumas dicas de viagem da China, que tornam a vida de quem vai pra lá um pouquinho mais suportável ! Clica no link abaixo pra ver as dicas de sobrevivência!

1- Sanitários
2- Comidas
3- Táxis
4- Shopping
5- Assistência Médica e Registros
6- Telefone
7- Feriados
8- TV
9- Imposto no Aeroporto 

Boa Viagem!
Blogger Wordpress Gadgets