quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Monterosso Al Mare - Cinque Terre




Das duas vezes que eu fui para Cinque Terre, começei por RioMaggiore e terminei em Monterosso Al Mare, mas muita gente faz o contrário. ( normalmente quem vem de Genova, Turino ou outras cidades ao norte da Italia )



Monterosso é uma cidade basicamete turística, tem uma praia maravilhosa, milhares de lojinhas de artesanato e comida, bares e hotéis. É a maior e mais animada cidade das Cinque Terre. Dependendo da época do ano fica quase impossível andar por lá...



Monterosso al Mare ainda mantém a sua longa tradição de pesca e carrega as marcas de suas lutas sobre o mar, a torre medieval, agora torre do sino da Igreja de São João, o castelo com vista para o mar, que inclui três torres redondas, e da Torre Aurora , a última das 13 torres do século XVI protegida pelo país.


 Depois chegar no labirinto de ruelas estreitas de Monterosso, você pode escolher passear no centro histórico da cidade, onde fica a igreja de São João Batista, ou permanecer no Fegina Moderna, com praias muito equipadas. 




Em Fegina pode-se apreciar a liberdade da família villa Montale, bem como ir nas maravilhosas casas de banho. A praia de Monterosso é a maior das Cinque Terre e sua extensão é composta de areia e rochas. 


A Piazza Garibaldi fica no centro da cidade e nos dias de verão é fica cheio de gente se escondendo do sol nos banquinhos embaixo das árvores... é lindinha....



Cair da tarde em Monterosso...

Vernazza - Cinque Terre


 
 


Ahhh Vernazza.... esta é a minha queridinha das Cinque Terre! Muito bela sua beleza incomparável, mas também por eu ter passado momentos maravilhosos com meus queridos amigos italianos Nathalie e Stephano e meu marido.

Vista da Trilha

Situado em um precipício impressionante, Vernazza agora "descansa em paz".  No passado era o ponto de partida e de chegada das forças navais que e foi projetada para obstruir a passagem dos sarracenos


Hoje em dia seus únicos inimigos são as forças da Natureza. Fiquei sabendo pelo Ste que esta bela Vernazza que fotografamos foi inundada e ficou praticamente destruída. ( Final de 2011 ) . Hoje em dia ela encontra-se em reconstrução. Caso você queira ir, não tem problema nenhum, só encontrará as casas e píer sendo em reformados, mas acho que vale o passeio mesmo assim. (Out 2012)



A atmosfera mágica te incantará: ruas misteriosas e enigmáticas, escondidas por pequenas casas coloridas em tons de vermelho, amarelo e rosa, que no verão ficam lotadas com turistas de todo o mundo. 



Considerada uma das cem mais belas aldeias da Itália, Vernazza mantém a sua longa tradição marítima.


Recomendo que chegue na cidade pelo mar, para conhecer imediatamente o belo porto vigiado e suas belas casas em tons pasteis.  ( De Manarola e Monterosso saem passeios de barco para algumas das Cinque Terre. ) 


Após esta deslumbrante chegada, pode-se visitar a Igreja de Santa Margarida de Antioquia e as ruínas da estrutura fortificada da cidade: a torre do século XI, o Castelo Doria, a Torre do Convento dos Padres Reformados de São Francisco e da Belforte. O Santuário de Nossa Senhora de Reggio tem uma linda praça arborizada que nos convida à meditação e relaxamento. 

Mas quem pensa que é fácil chegar no Santuário pode tirar o cavalinho da chuva.... você tem que atravessar uma rua não bem íngreme que não acaba nunca, mas cheia de verde e com um visual realmente encantador.


Aproveite para curtir a prainha... delicinha delicinha !!! Águas transparentes e calmíssimas... tipo piscina!!!! 

Alguém me tira daqui por favor? Não quero mais sair !!!!


Gruta!


   
Você pode se sentar próximo ao mar e apreciar a bela vista comendo pratos típicos ( e buoníssimos ) da região na Taverna del Capitano di Basso Paolo e Barbara Sas. 


O Be, Nathalie e Stephano pediram um prato com diversos frutos do mar. Eu como não como isso, fui de salada caprese + spaghetti al pesto !!!!! MARAVISSSS!!!!! Só Amor essa mussarela de búfala!

É isso pessoal, já fui 2x para Vernazza e voltaria lá quantas vezes pudesse!! Lindo demais!! 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Corniglia -Cinque Terre




Se você chegou a Corniglia através da trilha, provavelmente você vai estar esbaforido !! 

Em todo caso, aproveite para descansar e apreciar a vista desta antiga vila romana, que fica em um penhasco imponente cerca de cem metros de altura, e é a única aldeia de Cinque Terre que é quase completamente inacessível pelo mar. 



O nome vem do colono romano Corneliu Corniglia, produtor do vinho branco. 

Na bonita vila de Corniglia você pode visitar a interessante  igreja gótica de São Pedro e a Praça do século XVIII, fora Taragio com seu Oratório de Santa Catarina, que se destaca entre todas as casas da cidade. 

Corniglia é uma jóia preciosa em estado bruto, composta por pequenas vielas e ruas estreitas esculpidas na rocha, com uma belíssima praia de cascalho, chamada de Spiaggione, rodeadas de cristal clarinho..... Você não deve perder.

Para os amantes do bom vinho, não deixe de provar o vinho branco local, cultivado nas colinas íngremes das Cinque Terre.

Tem várias excursões nos vinhedos com degustação. ( Aproximadamente U$90,00 por pessoa ).
Antes de ir veja no calendário se é época das excursões. ( Mais informações clique aqui )


Procure por Er Posu Café. Tomei um delicioso Mojito e o preço é bem acessível para quem quer comer. Comida bem honesta.!! 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Manarola - Cinque Terre





Manarola parece uma pintura em tons suaves, o reino de oliveiras e vinhas, uma pitoresca aldeia onde as casas parecem extensões naturais do penhasco longo e estreito.
Os historiadores acreditam que o nome Manarola, refere-se a um antigo magna Roea ou magna Rota, uma roda de um moinho de água.
Na parte inferior da cidade que ainda pode apreciar o velho moinho e triturador.
Em cima da cidade, ergue-se a Igreja de São Lourenço, construída em 1338 em estilo gótico - de três naves, com interior barroco bonito. Não perca o Campanile, a torre de controle e vigia, o Hospital histórico de San Rocco.


É claro que os amantes de praia não vão se decepcionar! Na praia, você encontrará um pequeno paraíso onde pode desfrutar de um panorama verdadeiramente deslumbrante.
Para matar aquela fominha, recomendo o excelente Trattoria Dal Billy . Fica na Via Aldo Rollandi 122, 19010 Manarola, Italia .
Próxima parada: Corniglia ( de trem 1,20 euros - 4 minutos ) ou encare esta escadaria !!!!
O visual lá de cima vale a pena o esforço !!!!!!

RioMaggiore - Cinque Terre



A antiga vila de Riomaggiore é um espaço entre duas colinas íngremes que descem abruptamente para o mar. Riomaggiore parece um presépio com todas as suas casas coloridas construídas verticalmente e é realmente fascinante caminhar entre as ruas estreitas desta cidade, onde luzes e sombras criam efeitos muito especiais.
Riomaggiore Hotels

A singularidade das casas de Riomaggiore é que todos eles têm uma dupla entrada, uma é colocado na fachada até a rua, e o outra está na parte de trás, no nível superior da estrada. As casas têm esta estrutura em particular desde 1500, para permitir uma via de evacuação rápida em caso de ataques Saracenos.
 
 
Em Riomaggiore começa a famosa Rua do Amor ( Via Dell' Amore) , um caminho escavado na rocha que leva a próxima cidade, Manarola. A trilha é realmente maravilhosa: você entra em contato com a natureza e pode ouvir nitidamente o som das ondas quebrando nas pedras.
 
 
 
Casais apaixonados fazem fazem todo tipo de "mandinga" para "amarrar" suas cara-metades, cadeados, bilhetes, chicletes e etc... tem de tudo !

Uma vista especial da cidade é em um café situado no início da Via del Amore: Bar & Vini “A Pié de Mà”.
 
Pausa para um café, uma tabua de queijos e uma foccacia de presunto de parma com queijo!
Deliciaaaa !!!! #gordafeelings
A travessia RioMaggiore - Manarola a pé leva em torno de 30 minutos ( 1km ), é uma caminhada super leve!!
Quem preferir ir de trem, a passagem custa 1,20 euros.
 

 
Blogger Wordpress Gadgets